Praia do Futuro, Fortaleza: torne sua viagem inesquecível!

O Ceará é bem conhecido pela beleza das suas praias, pelos dias de sol “de rachar” em um verão quase que permanente e pela alegria do povo cearense, fazendo do Estado um dos destinos mais procurados para veraneio, férias, eventos… E a Praia do Futuro, em Fortaleza, é um dos locais mais visitados do Ceará.

Assim, Fortaleza é um universo próprio. Com muitas praias próximas, a capital do Ceará cresceu às voltas do rio Pajeú, tendo 34 km de extensão de praias. É a chamada “loira desposada do sol”, por um famoso poeta.

Das 34 praias estimadas para banho no Ceará, 21 estão em Fortaleza. A Praia do Futuro é uma das melhores e fica no bairro de mesmo nome. É uma praia com tantos barracões e atrativos que merece um artigo próprio feito especialmente.

Dessa forma, a Praia do Futuro é uma das mais populares da capital, pois além de suas águas serem perfeitamente apropriadas para o banho, o mar é gostoso e as areias fofas, o que deixa os banhistas à vontade para entrar na água ou ficar curtindo na faixa de areia.

Para facilitar, a praia fica pertinho da Av. Beira Mar, zona leste da cidade. Apesar do movimento do calçadão e da própria praia, não se preocupe, pois a faixa de areia é suficiente para todos.

Mar verdinho, lazer e piscinas naturais

O paraíso está pertinho da cidade grande. Além da beleza natural digna de fotos, as dicas para passar um dia incrível vão desde as opções de lazer como o kitesurf e surf, aos agitos proporcionados pelas barracas, uma forma de divertimento praiano muito comum na região Nordeste, que vale a pena conferir.

Além de barracas focadas em diversão, apresentações e música, algumas oferecem um ambiente mais tranquilo, para repouso ou mesmo reuniões.

Pode isso na praia? Pode sim. Tem para todo mundo. 

Barracas na Praia do Futuro para a curtição de todos

As megabarracas, barracas ou barracões da praia são destaques por sua diversidade, lotando a orla e atendendo às necessidades e gostos dos visitantes. Assim, fica difícil sair da praia. Portanto, algumas das barracas são como complexos turísticos com piscinas, restaurantes refrigerados, palcos e playground.

Dessa forma, vamos direto ao assunto para citar algumas das melhores barracas para curtir a Praia do Futuro e também, se preferir, alguma praia vizinha ou próxima.

Chico do Caranguejo

As barracas da Praia do Futuro estão presentes em quase todo espaço e buscam chamar a atenção do turista com atrações, ofertas ou comidas especiais.

Na barraca Chico do Caranguejo, todas as quintas-feiras pela noite acontece a caranguejada, que já virou tradição local. Servem-se pratos diversos à base de caranguejo, o que certamente vale demais! É cada molho e acompanhamento…

Se curte uma caranguejada, este é seu lugar. Se curte também o povo animado, cantando e trocando ideia, no maior clima de praia e turismo, escolha o Chico do Caranguejo e fique à vontade.

Guarderia Brasil

Outra que não pode faltar nessa lista de barracas é a Guarderia, com seus ares de “bar em Ibiza”. Foi a primeira a dar esse incremento apostando no formato lounge, atraindo gringos e frequentadores mais jovens e urbanos.

O espaço oferece uma área social com um bar sofisticado, com tendas e caminhas bem charmosas, tudo na sombra de coqueiros, dando ares de oásis.

Também dá para colocar mesa e cadeiras na areia. Um ótimo lugar para ficar confortável tomando uns drinks e ouvindo um chillout jazz.

Barraca do Vila Galé

Além dos hotéis da marca, que marcam forte presença na cidade, a barraca Vila Galé marca presença na areia da praia, sendo frequentada tanto pelos hóspedes quanto por visitantes e convidados.

É uma das barracas mais tranquilas, com um ambiente um pouco mais polido e formal. Está localizada num ponto de formação das piscininhas naturais, que se desenham na areia na maré baixa.

O local tem um cardápio com peixes, frutos do mar e outras opções, servindo também buffet livre com pratos que variam ao longo da semana. Você não vai ficar com fome aqui, nem deixar de conhecer o bom de Fortaleza.

Como as outras barracas, aqui também acontecem alguns shows de música ao vivo, e aos domingos é servido o brunch (café da manhã + almoço).

Barraca Terra do Sol

Entre a grande oferta das barracas de Fortaleza, a Terra do Sol é indicada para quem quer saborear uma boa refeição em conta, pertinho da areia.

A estrutura é boa, o atendimento é simpático, os pratos são bem servidos e a comida é farta.

Destaque para opções do cardápio como: a peixada Terra do Sol, o conhecido filé de pargo com alcaparras e o delicioso pastel de camarão. Há outras opções da cozinha, com gostinho caseiro.

O ambiente interno da barraca Terra do Sol é bem aconchegante, ganhando pela noite uma iluminação especial, bem trabalhada. A casa ainda oferece um espaço para as crianças, com brinquedos para se distraírem.

Enfim, é um lugar que serve para todos e fica na média: sem grande badalação, mas com qualidade alta em tudo o que oferece.

Santa Praia

Próximo à Crocobeach, a barraca da Santa Praia tem estrutura um pouco mais voltada à galera do esporte, que pode contar com quadras de beach tennis, vôlei de praia, futebol de areia e até aulas de surf. É necessário alugar os equipamentos.

A área dos fundos é elegante e convidativa, com mesas com cadeiras de madeira na grama. No restaurante, uma bela decoração. Aos finais de semana, apresentações com música ao vivo fazem o ambiente ainda melhor, tudo para você se divertir a um passo da praia.

Sunrise Beach Club

Aqui ocorrem algumas festas que “bombam” devido às boas seleções musicais e eventos quentes. Com um bom espaço requintado, o Sunrise Beach Club atende às exigências dos jovens num espaço aconchegante para ouvir boa música.

São três espaços: um para quem quer permanecer pertinho do mar, sem sair da areia; os lounges, programados para quem quer aproveitar o dia com maior privacidade e algum conforto a mais; por último, duas jacuzzis que são bastante procuradas entre os frequentadores e curiosos.

O cardápio tem uma variação bem selecionada com, principalmente, opções de frutos do mar como camarão, lagosta e alguns peixes. A cartela de drinks é bem servida e qualificada, para os exigentes.

A música procura os DJs que estão bem no cenário da cena local, e shows musicais de grupos também acontecem.

Órbita Blue

Mais uma barraca que é frequentada majoritariamente pelo público mais jovem e moderno. A barraca da Órbita Blue é uma das mais descontraídas e charmosas da Praia do Futuro, ideal para quem quer um rolê de baladinha na praia.

Um detalhe que agrada seus frequentadores: na praia, são colocadas somente espreguiçadeiras de madeira, pufes cobertos com guarda-sol e cadeiras de alumínio com encosto de nylon. Assim, o relaxamento é garantido para você curtir a paisagem e tirar fotos incríveis.

Além disso, um deck amplia a visão esplêndida do mar azul da Praia do Futuro.

Ao final de semana, venha cedo. Os lugares no deck e na praia são disputados.

Complexo Crocobeach

A entrada no Crocobeach é gratuita… free!

O complexo é uma referência no quesito ambiente agradável, e mais diversão: e boa comida. A casa apresenta shows de humor, traz bandas e promove outras atrações.

As noites de quinta-feira, chamadas “Noite do Caranguejo”, são de famosa animação. E para quem curte piscina, tem o Lounge Corona e o Lounge Aquacroco!

O lounge Corona é aquele ideal para quem procura um espaço mais reservado e pretende relaxar em uma espreguiçadeira, tranquilo à beira da piscina, enquanto desfruta do atendimento personalizado. Este acesso é de R$ 40,00 por pessoa.

Já o lounge Aquacroco é sugestão para a família, sendo o local preferido das crianças que adoram brincar no Parque Aquático enquanto se divertem com as estrepolias do Palhaço Tutu.

Ainda no Aquacroco, além da piscina infantil, tem outra exclusiva para adultos, com direito até a um bar molhado e sauna! Tudo por apenas R$ 18,00 por pessoa.

O lugar dispõe de uma infraestrutura de restaurante e bar que garantem entretenimento com segurança para todos. Ainda conta com salão de beleza, loja de conveniência, boutique, parque aquático para crianças, o cobiçado croco churros, um parquinho infantil e até caixa eletrônico!

A Crocobeach é referência de ambiente completo e divertido, com boa comida. Um lugar para se estabelecer o dia inteiro.

Itapariká

Lá no finalzinho da praia, o barracão do Itapariká figura como uma das preferidas das famílias com crianças, devido ao sossego. Além das habituais mesas e cadeiras na areia, tem um parque aquático com piscinas e vários brinquedos.

O parquinho é todo cercado para impedir que pessoas de fora tenham acesso e, principalmente, para que suas crianças não se percam ou acabem indo parar em outra barraca sem autorização. Para quem quer ficar sem agito, nos fundos há uma área com uma bela grama e sombrinha natural.

No que diz respeito à gastronomia, possui boas opções de petiscos, pratos regionais, drinks e outras bebidas, além de sobremesas.

Beach Park

Este é mais um parque com grande estrutura. Une três resorts e um hotel e propicia um aconchegante espaço na praia, onde fornecer uma boa experiência gastronômica é um dos focos.

O Beach Park tem mais de 18 atrações bacanas, que vão de radicais a moderadas, mas para toda a família.

Dessa forma, é uma junção de parque aquático com beach club. São vários toboáguas e um cenário multicolorido que vai deixar a todos impressionados.

Sem sair da beira-mar, você tem os serviços que espera de um resort aqui no parque. É uma opção excelente bem pertinho da Praia do Futuro, em Porto das Dunas.

Vira Verão

O Vira Verão é uma opção que atrai o público da cidade. Um bar e restaurante com serviço de primeira, na beira da praia, para pedir aquele caranguejo ou peixinho com cerveja.

Sendo bem popular, as mesas e cadeiras ficam bem coladinhas, o que acaba acarretando algumas críticas, mas se você não se importa com uma muvuquinha, não vai deixar de curtir a ideia.

De fato, o atendimento conquista os visitantes e os pratos servem até 4 pessoas, sendo cobrado um valor justo. Neste caso, o Vira Verão se torna uma opção para as crianças, não sendo um parque de grande porte, mas suficiente para se divertir.

Difícil escolher? Mais difícil é ir embora!

Por enquanto é isso, caros amigos viajantes. Mostramos a vocês algumas das melhores megabarracas e também algumas barracas menores da Praia do Futuro.

Assim, como a praia é grande, vive cheia, e a concorrência é muito acirrada, é bom ter duas ou três cartas na manga, poder comparar para chegar na praia e não ficar “zanzando” por uma hora até conseguir se acomodar.

Não se esqueça dos itens básicos de higiene pessoal e segurança, como protetor solar, toalhas, documentos e chaves, por exemplo. Se for se banhar, já sabe né? Procure com quem contar para “segurar” seus pertences, ou deixe em um local particular.

Porem, não tem jeito: em cidade grande, os turistas são “alvos fáceis” para larápios da praia. Em lugares de grande público, tenha atenção redobrada.

Mas vamos falar mais de coisas belas!

Você está pronto para ir a uma das praias mais badaladas do país? Possivelmente ficará surpreso com a cor e a temperatura das águas e muitas outras atrações.

O que não vale é ficar parado! A vida passa rápido, então, bora viajar!

Em seguida, preparamos algumas perguntas e respostas populares para dar um resumão do nosso guia e algumas informações extras, úteis e curiosas.

Perguntas e Respostas

O que tem de bom na Praia do Futuro, Fortaleza?

A Praia do Futuro conta com as barracas mais diversificadas da cidade. É um grande ponto de encontro de turistas de muitas nações e locais do Brasil. E é a opção perfeita para praticar kitesurf e surf por causa das ondas fortes, além de outros esportes aquáticos.

Como é o mar na Praia do Futuro?

O mar é de um verde estonteante e tem ondas agitadas perfeitas para a prática de esportes radicais. Mas nem por isso o mar é violento. Pode se banhar tranquilamente, pois não há muitos acidentes geográficos sinuosos sob a água, e a praia tem guarda vidas.

Em qual cidade fica a Praia do Futuro?

A Praia do Futuro fica localizada em Fortaleza, Ceará.

Qual é a melhor barraca da Praia do Futuro?

Crocobeach Bar & Restaurante é a mais completa e uma das mais populares, com excelente conteúdo em gastronomia e entretenimento.

Qual é a melhor barraca para as crianças curtirem na praia?

A barraca Itapariká é um lugar perfeitamente estruturado para a meninada curtir como se estivesse num parque de diversões, o que de fato é! O lounge Aquacroco da Crocobeach é outra opção com abordagem para a diversão das crianças, por um preço um pouco mais salgado.

Quais são as outras belas praias de Fortaleza e região?

Não custa saber né? Vamos lá: Praia do Mucuripe, Praia do Meireles, Praia de Iracema, Praia do Porto das Dunas, Praia do Cumbuco, Praia do Caponga, Praia do Morro Grande. Só para citar algumas!