O que fazer em Fortaleza? Os 16 Melhores Passeios e Atrações da Região

Está planejando sua viagem para o litoral nordestino e gostaria de dicas sobre o que fazer em Fortaleza? Pois neste post você vai descobrir as belezas da capital do Ceará que vão além das praias.

Fortaleza oferece pontos turísticos belíssimos, como a praia de Iracema, a praia de Meireles e a praia do Futuro, mas o centro histórico também reserva surpresas.

É o caso do Theatro José de Alencar, cercado por camelódromos, e o centro cultural Dragão do Mar, um dos cartões-postais da cidade.

Então, se você não sabe o que fazer em Fortaleza e quer conhecer esses e outros pontos turísticos da capital cearense, é só acompanhar este post!

Praias, passeios e pontos turísticos: o que fazer em Fortaleza (Ceará)?

Com mais de 2 milhões de habitantes, Fortaleza (Ceará) é uma cidade que pode ser explorada tanto para quem curte o clima urbano quanto para quem ama o litoral.

Cercada por lindas praias, Fortaleza é um dos destinos incríveis, pois entrega beleza de canto a canto e ainda serve de apoio para visitar outras áreas da capital, como Canoa Quebrada e Morro Branco.

Por isso, confira as atrações da capital cearense e veja o que fazer em Fortaleza!

1. Conhecer a Praia do Futuro, uma das melhores praias de Fortaleza

Uma das melhores e mais famosas praias da capital, é a Praia do Futuro, a 11km do centro de Fortaleza.

Ocupando uma área de quase 30% da orla cearense, a Praia do Futuro ostenta um cenário paradisíaco em meio a uma grande infraestrutura de bares, restaurantes, salões de beleza e playgrounds.

E não é exagero dizer que lá você encontra de tudo um pouco. O local é bastante frequentado e dificilmente alguém sai de Fortaleza sem conhecer a Praia do Futuro.

Família com crianças ou viajantes solteiros vão amar o clima do litoral e todas as atrações que essa praia de Fortaleza oferece.

Tem banho de mar e de sol, boa música e excelentes petiscos e drinks. Um belo dia para descansar, portanto.

Só tenha atenção com as crianças quando houver correnteza. Nem sempre o mar está para brincadeira.

2. Passear pela Av. Beira-Mar e conferir a praia de Iracema

Av. Beira Mar é uma das principais avenidas de Fortaleza e um dos destinos mais convidativos para um passeio. Dá para começar o dia caminhando pela avenida, que atravessa os bairros de Iracema, Mucuripe e Meireles.

Além da infraestrutura local – inclusive, é um dos pontos que mais chama atenção do turista na capital –, é possível contemplar a vista em uma das passarelas que avança para dentro do mar, e que é chamado de espigão.

É uma vista incrível, sem dúvida alguma.

Depois de tirar algumas fotos, é hora de conhecer as praias do entorno. A Praia de Iracema, por exemplo, tem alguns espetáculos à parte.

Além de um belíssimo pôr do sol que pode ser assistido da Ponte dos Ingleses e de um serviço à beira-mar, a Praia de Iracema possui algumas estátuas em homenagem à personagem-título do romance de José de Alencar.

Duas delas ficam localizadas na Avenida Beira-Mar e uma delas pode ser vista na Praia de Meireles.

3. Ir à feirinha da Beira-Mar, no bairro Meireles

Aproveitando que você está na praia de Iracema e conferiu as estátuas da personagem de José de Alencar, que tal curtir a feirinha da Beira-Mar?

O reduto da cultura, das tradições e da boa comida convidam você para uma experiência incrível em Fortaleza.

Lembra quando falamos sobre a infraestrutura da Avenida Beira-Mar? É bem grande e abrange a Praia de Meireles também.

A feirinha é um dos cartões-visita da capital do Ceará com muitas possibilidades para curtir.

São iguarias da região, como acarajé, peixada e outros quitutes espalhados por barracas e restaurantes locais, e muitas outras coisas para você ter o que fazer em Fortaleza.

Como, por exemplo, a feirinha de artesanato que abre a partir das 18h. Tem uma variedade de comprinhas que você pode fazer.

Desde roupas a lembrancinhas, a feirinha de artesanato também vende cachaça, castanhas e doces, e tudo muito barato. Vale a pena conferir a Av. Beira-Mar!

4. Saborear frutos do mar no Mercado dos Peixes

Ainda sobre a Av. Beira Mar, há uma atração imperdível para quem ama frutos do mar preparados na hora: o Mercado dos Peixes.

Localizado no bairro Mucuripe, o Mercado dos Peixes vende tudo que é fruto do mar: lula, lagosta, camarão, entre outros, tudo fresquinho e com excelente custo-benefício.

Funciona assim: você paga por seu fruto do mar preferido entre as mais de 40 bancas disponíveis, depois você escolhe um dos restaurantes locais para preparar sua iguaria.

Mas não pense que vai sair caro. O preço que se paga por uma lagosta (incluindo a preparação) é bem mais em conta do que em outro lugar.

Além de ser uma especialidade do litoral nordestino, os peixes de Fortaleza são bem mais acessíveis para o bolso.

5. Conferir as atrações no Centro Cultural Dragão do Mar

Depois de bater perna na Avenida Beira-Mar, chegou o momento de curtir arte e cultura em um dos maiores centros culturais do Brasil: o centro Dragão do Mar.

O nome é em homenagem a Chico da Matilde, descendente de Canoa Quebrada. Ele lutou a favor do abolicionismo, liderou uma greve de jangadeiros e fechou o porto de Fortaleza para impedir o embarque de escravos para outras províncias.

Fascinante essa história, não é?

Agora vamos falar das atrações turísticas desse centro. Próximo do trio Emcetur / Passeio Público / Mercado Central, o centro cultural Dragão do Mar fica na rua do mesmo nome e possui áreas coloridas e muito charmosas.

O local é composto pelo Museu de Arte Contemporânea, o Planetário, a Multigaleria e o Museu da Cultura Cearense.

Há também apresentação de filmes e alternativos no Cinema Fundação Joaquim Nabuco. Depois de curtir a arte local, é hora de saborear uma bela tapioca na Cafeteria Santa Clara.

Inclusive, no fim da tarde você encontra várias opções para se divertir, como bares da praça. É diversão, cultura e arte em Dragão do Mar!

6. Brincar no Beach Park, na Praia de Porto das Dunas

Se você procura o que fazer em Fortaleza para se divertir ainda mais, encontrou no Beach Park, uma área que é parque, resort e hotel em um só espaço.

Localizado em Aquiraz, na Praia do Porto das Dunas, o Beach Park é um dos pontos de encontro de turistas que amam um parque aquático.

Além de brinquedos mais radicais, como os toboáguas de 41 metros de altura, com garantia de queda livre por alguns segundos, há também brinquedos para a criançada.

Os ingressos podem ser comprados com antecedência – é o ideal – e o desconto é garantido para quem assinar o Beach Card, caso pretenda viajar mais vezes para o parque.

Além disso, o turista precisa pagar R$5 pelo cartão de consumo, que pode ser carregado no débito, crédito ou dinheiro vivo.

O cartão é importante para consumir dentro do parque, mas também é válido para quem quer entrar e sair de lá para a praia.

7. Visitar o Teatro José de Alencar

Se você acha que as homenagens ao escritor cearense, José de Alencar, ficaram apenas nas estátuas da virgem dos lábios de mel, deixa a gente contar uma coisinha.

Situado na Praça José de Alencar, você encontra o Theatro José de Alencar, um Monumento Artístico Nacional datado do início do século 20.

Tombado como Patrimônio Histórico Nacional, o Theatro José de Alencar tem uma arquitetura eclética: por dentro, ele possui um estilo Art Noveau; por fora, a fachada neoclássica convencional.

Lindo de todos os ângulos, o teatro de Fortaleza ainda é agraciado por um jardim, projetado por Burle Marx.

Vale a pena fazer a visita guiada para o interior do teatro em Fortaleza e apreciar o monumento arquitetônico, cultural e turístico que o local proporciona.

8. Conhecer o Museu do Ceará

Pertinho do Teatro José de Alencar tem o Museu do Ceará, que conta com um valioso acervo nordestino para os aficionados por literatura, móveis antigos e artefatos indígenas.

São mais de 13 mil peças que, por si só, relatam a história do estado do nordeste.

Além disso, o Museu oferece exposições (temporárias ou permanentes) que contam a história de algumas figuras, como o Padre Cícero e os povos indígenas, ou retratam algum tema, como a escravidão e o abolicionismo.

9. Fazer comprinhas no Mercado Central de Fortaleza

Se você guardou uma grana depois de passar pela Av. Beira-Mar e Beach Park, pode ser uma boa conhecer o Mercado Central e o Emcetur.

O Mercado Central possui mais de 500 lojas espalhadas em seus 4 andares – sim, é gigante! – e tem de tudo que você imagina: cachaça, rendas, castanhas, artesanatos diversos, entre outros.

É bem difícil entrar em Fortaleza e achar que não vai ter o que fazer por aquelas bandas. Além de uma arquitetura esplêndida, o Mercado Central tem preços convidativos no estilo do Mercado dos Peixes.

Juntamente com o Mercado Central, o Emcetur está há uma quadra no oeste da região.

Para quem é apaixonado por locais com algum contexto histórico, o Emcetur já foi uma cadeia, e hoje, as celas deram lugar às lojinhas de artesanato.

10. Curtir um passeio de buggy em Cumbuco

A praia do Cumbuco fica a 30km da Beira-Mar e é conhecida como o centro de passeios de buggy e quadriciclo de Fortaleza.

Dá para fazer um passeio de buggy até a lagoa do Banana por um preço um pouco salgado para 4 pessoas. Mas vale a pena!

Além de fazer um passeio de buggy, há outro que pode ser inusitado para os turistas: passeio de jegue.

O animal é símbolo do Ceará e os passeios podem ser feitos por crianças e adultos, durando cerca de 30 minutos a 1 hora.

Mas os passeios em Fortaleza não terminam por aí.

A praia do Cumbuco também recebe os praticantes de kitesurf e kiteboard, principalmente no período entre agosto a dezembro, quando há ventos mais fortes.

A praia fica exuberante com o colorido das velas, mas o mar quase nunca está tão azul quanto as praias de Fortaleza.

11. Andar no Trem da Fantasia

Se você vai fazer uma viagem com crianças, mas não faz ideia sobre o que fazer em Fortaleza para animar os pequenos, vai de Trem da Fantasia.

Ele parte da Av. Beira-Mar, em frente ao Hotel Beira-Mar e faz um dos passeios mais fantásticos para a criançada.

Durante o percurso, você encontra personagens icônicos, como Batman, Peppa Pig, LadyBug, e muitos outros.

O Trem da Fantasia funciona diariamente a partir das 18h. O ingresso é de R$10 por pessoa. Divirta-se!

12. Assistir ao Ceará Show O Musical

Que tal conhecer um pouco sobre as figuras importantes e históricas do Ceará? No espetáculo Ceará Show o Musical, isso é possível!

Os turistas podem conferir a história por trás das figuras que representam os cearenses, como a índia Iracema e o Dragão do Mar.

O Musical Ceará Show é uma realização do Beach Park Entretenimentos e é uma das melhores atrações de Fortaleza.

Inclusive, é uma das opções para quem não sabe o que fazer em Fortaleza à noite.

13. I-Park e o Museu da Cachaça, brincadeiras e história em Fortaleza

Em Maracanaú, região de Fortaleza, a 48km da Beira-Mar, está localizado o I-Park, o terceiro parque da capital cearense.

Lá, também consta o Museu da Cachaça, que pertence ao grupo Ypióca. O local preserva documentos, maquetes, fotos, filmes e mapas – um acervo completo que conta a história do Museu.

Ainda sobre o I-Park, há muitas brincadeiras tanto para crianças quanto para adultos.

Enquanto o ingresso simples dá direito a um caldo de cana e ao passeio de jardineiro (para a criançada) e uma dose de cachaça para adultos, com o ingresso Aventura você pode praticar todas as atividades.

Caso queira fazer um passeio de pônei ou brincar de paintball, o preço é à parte. Consulte antes de viajar.

14. Posar ao lado dos letreiros de Ceará e Fortaleza

Se você é daqueles que adoram tirar fotos com letreiros da cidade, aproveite para posar para selfie.

Lá, você vai encontrar dois letreiros: a do Ceará fica na Av. Beira Mar, próximo da estátua de Iracema; já o de Fortaleza está localizado na Praia de Iracema, perto da Ponte dos Ingleses.

Os letreiros são bonitos, todos eles brancos com a perspectiva colorida. É praticamente impossível passar por ali sem tirar aquela foto bacana.

15. Conferir a Praia da Lagoinha e a Praia de Mundaú

Há três praias do Oeste que merecem entrar na lista “o que fazer em Fortaleza”: Praia de Cumbuco, Lagoinha e Mundaú.

Já falamos neste post sobre os passeios de buggy em Cumbuco, além dos passeios de jegue e da prática de kitesurf.

Contudo, ela não é a única praia na direção Oeste de Fortaleza que merece sua visita.

A praia da Lagoinha fica em Paraipaba, a menos de 150km da capital do Ceará. De antemão, avisamos que o ponto alto do passeio é a vista do mirante.

Já na praia de Mundaú, localizada em Trairi, um pouco mais afastada da região central de Fortaleza, possui uma paisagem pouco explorada.

Todas elas, por outro lado, têm seus encantos e vale a pena tirar uma foto e curtir o cenário.

16. Visitar Canoa Quebrada, Praia das Fontes e Morro Branco

Se você pensa que não há mais o que fazer em Fortaleza, vale a pena dar uma esticada para as regiões próximas da cidade, como Canoa Quebrada e Morro Branco.

Situada a 170 km da Beira-Mar (isso significa umas 2 horas e meia de viagem mais ou menos), Canoa Quebrada merece uma visita.

Você pode, inclusive, aproveitar sua ida à Canoa Quebrada para conferir outras praias, como Morro Branco e a Praia das Fontes.

No Morro Branco, você pega o Labirinto das Falésias, para depois fazer um passeio de buggy até a Praia das Fontes.

Chegando lá, você pode aproveitar a água doce que escorre das bicas encanadas da falésia. Uma das melhores experiências da região.

Para curtir ao máximo Canoa Quebrada, a sugestão é pagar o valor da visita às três praias (Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada). Depois, na volta, pagar apenas o passeio a Canoa.

Mas um bate-volta pode não ser o suficiente, afinal, há muito o que fazer em Canoa Quebrada, que somente sendo hóspede de lá seria perfeito.

Quer saber o que mais fazer em Fortaleza? Mais dicas de atrações!

Curtiu os parques aquáticos da capital cearense, como o Beach Park? Gostou de visitar a famosa Praia do Futuro e das atividades da região central de Fortaleza? Mas ainda não acabou, viu?

Fortaleza é uma das capitais com muitas atrações no Brasil para incluir em seu roteiro de viagem.

Por exemplo, temos a sorveteria 50 Sabores (com mais de 50 sabores, na verdade) e o Mercado dos Pinhões, que oferece atrações noturnas para quem ama seresta e forró.

Para os amantes de futebol, vale uma visita guiada à Arena Castelão, o principal estádio de futebol do Ceará. O local já foi palco da Copa do Mundo 2014 e existe desde 1973.

Outro lugar para conhecer é o Passeio Público, também conhecido como Praça dos Mártires. Situada entre o Mercado Central e o Emcetur, a praça possui diversas árvores, incluindo o Baobá, plantada há mais de 100 anos.

Para relaxar, vale a visita ao Parque Estadual do Cocó, o maior parque natural urbano do norte/nordeste.

A área abrange 15 bairros e a entrada é gratuita. Porém, algumas atividades lá dentro são pagas e devem ser reservadas, como o passeio de barco.

Tem tanta coisa para fazer em Fortaleza, não é? Mas será que é bom viajar para a capital em qualquer época do ano? É o que vamos descobrir!

Melhor época para visitar Fortaleza

A melhor época para fazer sua viagem à Fortaleza vai depender do seu objetivo, já que por lá o calor é o ano inteiro.

Se você pretende praticar kitesurf, por exemplo, o bom é que a região tenha bastante vento, certo? Pois é entre agosto a dezembro que os ventos estão favoráveis.

Caso a viagem seja entre os meses de junho e agosto, as temperaturas não costumam exceder os 22 °C, isto é, não é comum fazer frio no inverno cearense.

Mas se o seu roteiro de viagem está sendo feito para o final do ano ou início do ano novo (entre novembro e fevereiro), inclua também reservas antecipadas para as passagens aéreas, atividades e hospedagens.

Afinal, é alta temporada na região e certamente você tem muito o que fazer em Fortaleza. Então você não vai querer perder qualquer passeio porque não reservou ingressos, né?

Preços da viagem, hospedagem e passeios em Fortaleza

Se você não quiser gastar tempo procurando um lugar para se hospedar, pode optar por pacotes completos junto com passagens aéreas.

Apesar de ser mais caro, é bem melhor chegar na cidade com hospedagem e atividades garantidas, não é?

Por essa razão, os preços  dos voos variam, mas sempre há uma agência com passagens aéreas baratas, principalmente na baixa temporada.

Em relação aos preços dos passeios em Fortaleza, eles são convidativos, com exceção, claro, do passeio de buggy, de barco ou de jegue. Por isso, sempre é bom consultar antes, porque os valores podem mudar.

Eventualmente, você pode ter um gasto extra aqui ou ali, isso porque é difícil passar pelo Mercado Central de Fortaleza e não gastar nada. Sabores e lembrancinhas se misturam, então melhor reservar um dinheiro extra.

Como chegar na capital do Ceará?

O ponto de partida para Fortaleza é o aeroporto internacional Pinto Martins, com voos que chegam de várias partes do país.

O trajeto até a zona hoteleira da Beira-Mar, da Praia do Futuro ou do Beach Park, por exemplo, pode ser feito via táxi, Uber ou ônibus.

Mas prepare-se para abrir a carteira, se quiser pegar o táxi comum, via taxímetro, o táxi especial, com preços tabelados, ou o Uber. Ao menos vale a pena parar em frente ao seu destino.

Já os ônibus são mais baratos, mas podem não chegar tão perto do itinerário pretendido. Portanto, verifique sempre o trajeto do ônibus e saiba se ele continua percorrendo o mesmo caminho.

Quais lugares bons para ficar?

Quando o assunto é hospedagem a primeira coisa a se pensar é o quanto ela fica próxima de seus destinos. Até porque, não tem nada mais desgastante que se hospedar longe dos principais passeios em Fortaleza, não é?

Por isso, vale apostar em hotéis, hostels e pousadas na região da Beira-Mar, Iracema e Meireles.

Enquanto os dois primeiros ficam próximos das praias urbanas e restaurantes, o bairro Meireles tem bares e saídas de carros, vans e ônibus de passeios para as praias famosas, como Canoa Quebrada.

Para ajudar, veja a seguir a  nossa seleção de algumas hospedagens.

Hotel Beira-Mar

A zona hoteleira da Beira-Mar é o melhor lugar para quem prefere ir a pé para a feirinha de artesanato. É um dos preferidos dos turistas, com restaurante, hidromassagem  e piscina.

Além disso, fica próximo de outros restaurantes e é o point dos hotéis em Fortaleza, até por ser em uma área centralizada.

Seara Praia Hotel

Mais um dos hotéis em Fortaleza, localizado na Av. Beira-Mar, na região de Meireles. Para quem não abre mão do conforto, o Seara é um hotel 5 estrelas que oferece uma belíssima vista para a orla da praia Meireles.

Mais ainda, o Seara Praia Hotel tem frigobar, TV a cabo, ar-condicionado, sauna ou hidromassagem.

Ecco Hotel Fortaleza

Se você não faz questão de uma acomodação de luxo, seja porque vai viajar a trabalho ou porque pretende passar vários dias na cidade, a boa pedida é o Ecco Hotel.

A 200 metros da Praia de Iracema, o Ecco tem quartos bem pequenos, mas preço baixo.  A qualidade do serviço, no entanto, não deixa a desejar por causa do preço.

Casa de Praia

Para quem deseja ficar em Iracema e economizar também, tem a Casa de Praia. O local oferece um bom café da manhã e costuma ser uma das hospedagens mais concorridas.

Isso porque ela fica em uma região com restaurantes, bares, centros culturais e ótimas opções para se divertir.

Hotel Gran Marquise

Ainda prefere conforto, mas não faz questão de uma grande piscina? O Hotel Gran Marquise é uma opção interessante. Ele fica em Mucuripe e os turistas podem contemplar a estátua de Iracema logo de frente.

O hotel também está a poucos metros do Mercado de Peixes, e assim como o Seara Praia Hotel, este também é 5 estrelas.

Gran Mareiro

Localizada na Praia do Futuro, o Gran Mareiro também funciona como pensão. Sua área de lazer é bem espaçosa, tem restaurante e uma academia completa.

Em contrapartida, a Praia do Futuro pode ser melhor para quem estiver de carro, já que ela fica um pouco distante das atrações noturnas.

Recomendações de lugares para comer

Já vimos que a cidade de Fortaleza dispõe de muitos restaurantes e bares em várias regiões, certo?

Então, frequentemente, você vai se deparar com frutos do mar, uma diversidade de peixes, a famosa carne de sol, a tapioca, carne seca e outras iguarias gastronômicas de Fortaleza.

A única dificuldade, no entanto, é escolher seu prato preferido, porque os sabores são diversos – ah, e os preços também!

Caso você esteja por lá em uma quinta-feira, por exemplo, não deixe de experimentar o caranguejo, prato típico da região.

Nesse dia, conhecido como “Quinta do Caranguejo”, vários restaurantes servem a iguaria. Alguns, apenas à noite, como o Chico do Caranguejo, situado na Praia do Futuro.

Se você não quiser bater perna para encontrar os melhores lugares para comer em Fortaleza, a gente está aqui para ajudar.

Veja abaixo a nossa seleção de lugares para comer na cidade!

Coco Bambu

O tradicional restaurante da Av. Beira-Mar possui várias unidades em outras cidades. É um dos destaques da gastronomia de Fortaleza por servir camarões e porções fartas e fresquinhas.

Cantinho do Frango

Se tem um lugar para comer em Fortaleza que não pode ficar de fora do seu roteiro é o Cantinho do Frango.

Localizado entre Iracema e a Praia do Futuro, o Cantinho entrega um ambiente aconchegante e um cardápio saboroso. Experimente o baião de dois e a costela bovina no bafo. É de dar água na boca!

O Mar Menino

Eleito três vezes o melhor restaurante, O Mar Menino tem uma explicação para isso: seus pratos ousados, que misturam ingredientes clássicos e contemporâneos.

Que tal uma moqueca de arraia, e de sobremesa, um cheesecake com goiabada? Viu só como dá para ousar até na hora de comer?

Moleskine

Se você curte comer em um espaço muito requisitado, a pedida é o Moleskine, um gastropub com cardápio fusion.

Há uma carta de cervejas variadas e mesas espalhadas na calçada, quando o negócio ferve por lá. Vale a pena conferir!

Já sabe o que fazer em Fortaleza (Ceará)? Então bora arrumar as malas!

Que Fortaleza é um dos melhores destinos brasileiros, isso já não resta dúvida, não é? Essa região do Ceará é uma das cidades que mais recebe turistas.

Também, com tantos restaurantes, lugares para se hospedar, diversão e passeios em Fortaleza, fica difícil não visitar, não é?

Lembre-se apenas que muitos passeios e hospedagens são concorridos e que, por isso, precisam ser reservados com antecedência.

Fora isso, há muito o que fazer em Fortaleza! Portanto, aproveite para seguir nossas dicas e curta o pôr do sol em uma das praias do litoral, divirta-se com passeios diversos e saboreie comidas diferentes.

Você vai perceber como Fortaleza é uma das capitais mais incríveis para visitar no Brasil. Boa Viagem!

Continue curtindo os posts do Mala Pronta Fortaleza!

Perguntas e Repostas

O que eu não posso deixar de fazer em Fortaleza?

Curtir as praias de Fortaleza, mas principalmente, a Praia do Futuro e a Av. Beira-Mar, pois eles concentram uma grande infraestrutura para os turistas.